Todo o corpo desta obra já estava encerrado em maio de 2016, mas faltava ainda inspiração e voz para trabalhar a introdução e a conclusão quando tive a oportunidade de assistir a uma palestra da amiga Isabel Silveira sobre a pomada do Vovô Pedro 1. Deixo o abraço de agradecimento à Isabel Silveira devidamente registrado neste parágrafo! Eu não poderia deixar de fazê-lo, tamanha importância creditei ao seu discurso inspirado daquele dia.
Tantos amigos próximos contribuíram de forma direta ou indireta, consciente ou inconscientemente com este trabalho que pode ser uma descortesia não citar a todos, mas preciso deixar ainda alguns abraços de agradecimento especiais à Rosemary Fraenkel, André Luiz Rocha Fraenkel, Sonia Maria Dias, Angela Freund, Nely de Azeredo, Anderson Romano e Rosane Romano. Familiares, amigos e colegas de trabalho que me acolheram no campo mediúnico, afetivo, racional, emocional e profissional em momentos chave deste processo.
Abraço ainda a Casa de Emmanuel no Catete/Rio de Janeiro, a Caravana Maria de Nazaré na Costa Verde/Rio de Janeiro, a Casa de Francisco e o Lar Paulo de Tarso, ambos em Copacabana/Rio de Janeiro pelo acolhimento, estímulo e amizade que possibilitaram momentos especiais de convivência e de aprendizado.
Agradeço a você leitor tecelão que neste momento prepara-se para embarcar nos resultados de parte de minha jornada de construção da fé.